Esse é o tempo ideal que uma apresentação deve durar em um treinamento.

Muitos dos meus alunos que trabalham com treinamentos vem até mim com a mesma dificuldade: como eu consigo prender a atenção dos meus alunos?


Há muito tempo vêm se discutindo o tempo ideal de uma aula. O número mágico que é utilizado até hoje, afinal as escolas e universidades se baseiam nesses dados ainda, é de 40 minutos. Muitos dizem que atualmente, com as mudanças de comportamento das pessoas, esse número é ainda menor.


O problema é que dessa maneira, em futuro próximo, estaremos criando aulas e treinamentos de 5 minutos com a desculpa que as pessoas estão cada vez mais impacientes.


Sabe o que acho engraçado? Nós sempre ficamos quebrando a cabeça com esse número mágico porque nossa audiência não tem mais paciência de prestar atenção em uma aula por muito tempo, mas existem filmes por aí que possuem quase 3 horas de duração e você não vê as pessoas desgrudarem de seus assentos.


Agora você vai me falar: “Mas o filme é diversão. Nesses casos as pessoas irão prestar atenção de qualquer maneira.”


Não é bem assim. É só pensar em você quando está assistindo sua Netflix. Quantas vezes já não viu 5 minutos de um filme e trocou para o próximo?


Para mim é mais uma questão da qualidade do seu conteúdo. Tanto para o filme quanto para seu treinamento.


Mas então fica a dúvida. Como deixo minha aula ou meu treinamento mais interessante?


Histórias são bem-sucedidas em manter o interesse da audiência por saberem transmitir a mensagem de forma estruturada e interessante.


Por que eu não posso pensar em meu treinamento da mesma maneira? Aplicar o storytelling é simplesmente estudar como as histórias funcionam, quais são os momentos e elementos que existem lá dentro e aplicar essa mesma estrutura em situações do meu dia a dia.


Toda história começa com uma ambientação e um conflito inicial.