O Powerpoint é o pior programa para você criar apresentações

Sabe qual é a frase que mais escuto na Fantástica Fábrica Criativa?


“Eu tenho dificuldade para criar uma apresentação porque não sei utilizar o PowerPoint.”


SERÁ MESMO QUE ESSE é o problema? Pois a primeira coisa que faço com os meus alunos nos meus treinamentos é um exercício. Eles devem construir um slide que fale sobre eles. Nesse momento eu digo:


“Se vocês possuem algum tipo de dificuldade com o PowerPoint hoje é o seu dia de sorte, pois vamos tirar a ferramenta da equação. Agora ela não vai mais limitar sua capacidade de criação.”


Pego uma folha A4 em branco e peço para que eles considerem que ela é um slide, igual aos que temos dentro do PowerPoint. Eles podem criar o que quiserem desde que utilizem a folha de papel e uma caneta. É interessante perceber que na grande maioria dos casos o resultado é algo como esse:

Mesmo quando você tira a ferramenta da equação o resultado é o mesmo!


Muita gente acha que a solução para criar uma boa apresentação é somente aprender o ppt. O sonho dessas pessoas é dominar a ferramenta para virar um apertador de botão.


Quando falo de apresentações, os “apertadores de botões” são pessoas que se preocupam em colocar o maior número de animações, muitas imagens, criar um visual chamativo, mas não pensam no porquê de tudo isso.


Essa é a razão de suas apresentações continuarem genéricas e amadoras. Uma animação deve existir para ajudar sua narrativa. Uma imagem deve ilustrar o seu argumentoUma cor está lá para despertar uma emoção específica.


Eu acredito que as pessoas devem ser sempre estratégicas e planejar suas ações, pois o que diferencia uma pessoa comum da brilhante é a maneira como ela utiliza as ferramentas que tem em suas mãos, a estratégia por trás da execução.


Saber colocar animações, transições e criar uma imagem em 3D é fácil, afinal é só uma sequência de botões que você deve apertar. O difícil é saber quando e porque fazer isso de forma que irá te ajudar a vender uma ideia sua, a prender a atenção dos seus alunos ou a aprovar um projeto na sua empresa.


Se você não muda a maneira como pensa e não entende como é o processo de criação de uma apresentação, aprender todos os botões do PowerPoint nunca será suficiente.


Assim como no Prezi, no Google Slides, no Canva ou qualquer outro software, já que o problema não está na ferramenta, mas sim em você, pois ela só traduz as ideias que estão na sua cabeça!



15 visualizações0 comentário