Fantástica Fábrica Criativa
Dicas de Storytelling: Como contar uma história em 3 PASSOS!
Certo dia fiz uma pergunta em nossa conta no Instagram para as pessoas que nos seguem sobre qual era a maior dificuldade em relação ao Storytelling. Uma das dúvidas foi a seguinte:
“Não saber aplicar a história em assunto que não permita história”
Isso me fez perceber que muita gente, e talvez você mesmo que está lendo, ainda têm dificuldade em ver aplicação do Storytelling por não saber exatamente o que essa ferramenta é.
Pela tradução literal podemos obviamente tirar uma conclusão: “Story” vem do inglês história e “Tellig” vem de contar, portanto é uma técnica de contar histórias.
Automaticamente nos lembramos do cinema e de grandes obras literárias, locais onde existem heróis, vilões e drama.
Realmente encarando o assunto dessa maneira é muito difícil conseguir ver a aplicação em situações como um treinamento sobre leis trabalhistas, em um post nas redes sociais ou até mesmo em um e-mail marketing sobre um serviço seu. Como que eu vou conseguir encaixar uma história dentro disso?
Com essa percepção realmente existirão assuntos que não permitem histórias.
Porém, para mim, a grande sacada do Storytelling é outra. Ela é uma ferramenta de comunicação que nasceu a partir do princípio de se entender qual a razão das pessoas prestarem tanto atenção em histórias, de serem convencidas por elas.
E dessa observação entendemos que as histórias possuem um “esqueleto padrão”, uma estrutura com elementos e momentos que conseguem prender a atenção da audiência.
Entenda que você não irá criar heróis ou vilões e nem transformar o seu conteúdo em algo lúdico. Você irá continuar ensinando a mesma aula, vendendo o mesmo produto e postando o mesmo assunto nas redes sociais, mas dessa vez de forma muito mais clara, organizada e convincente, utilizando a MESMA ESTRUTURA de uma história.
Vejo vários profissionais que são ótimos no que fazem, mas na hora de dar uma aula é um verdadeiro desastre.
Pessoas que possuem produtos excelentes, mas que não tem a mínima ideia de como vendê-los.
Canais de youtube e Instagram que não vão para frente porque possuem conteúdos genéricos e sem graça.
Pois o Storytelling existe para eliminar esse problema que é comum com muitas pessoas e talvez com você também: A dificuldade de criar um bom conteúdo para prender a atenção da sua audiência.
Portanto, na próxima vez que estiver em dúvida sobre o que é o Storytelling lembre-se: ele é uma estrutura de comunicação para criar um conteúdo claro e convincente.
Vendo dessa forma você estará aberto a aprender mais sobre uma ferramenta muito simples, mas também muito poderosa e não existirá local onde você não poderá utilizá-la.