Como prender a ATENÇÃO do público na sua APRESENTAÇÃO de PowerPoint?

Me lembro quando vi pela primeira vez a tal da tabela periódica na escola. Foi em uma aula de química na sétima série. Mal sabia eu que ela me acompanharia por vários anos. Imagino que você também passou por isso.


Lembra das musiquinhas e frases bem boladas que seus professores inventavam para você conseguir lembrar dos elementos dentro de uma linha da tabela? Você estudava por horas e mesmo assim na hora da prova não conseguia se lembrar de qual família o oxigênio fazia parte.


Engraçado que até hoje eu me recordo de episódios inteiros das séries japonesas que assistia quando era criança (Jaspion, Cavaleiros do zodíaco, etc), mas tenho muitas dificuldades em lembrar da tabela periódica, algo que eu vi repetidamente por muitos anos da minha vida!


Parece que consigo ouvir a voz da minha mãe me falando no fundo: “Você só se lembra daquilo que te interessa.”


Pois ela não estava errada. O seu cérebro funciona dessa maneira por necessidade, pois você tem uma capacidade limitada de memória e, ao mesmo tempo, recebe milhares de novas informações todos os dias (mensagens, e-mails, aulas, reuniões, propagandas, etc).


Como é impossível reter todas essas informações, o seu cérebro passa a ser seletivo e procura por mensagens que são interessantes e possuem um padrão claro.


Agora te faço uma pergunta: Qual é o tipo de mensagem que é passada por gerações que possui uma estrutura clara (com começo, meio e fim) que consegue prender a atenção das pessoas? Você acertou, as histórias!


O próprio psicólogo Jerome Bruner, em sua pesquisa sobre aprendizado, concluiu que uma informação possui 20 vezes mais chance de ser lembrada se ela estiver em formato de história do que somente em uma lista.


Mas isso não significa que esse formato é exclusivo dos cinemas e grandes obras literárias. Pessoas vêm utilizando essa ferramenta de comunicação com grande sucesso em outras áreas (aulas, vendas, redes sociais, etc).


Quem já ouviu falar do falecido CEO da Apple, Steve Jobs, sabe o quanto ele sabia vender seus produtos inovadores utilizando essa técnica de histórias aplicada para as vendas.


Eu mesmo utilizo o storytelling em meus vídeos do youtube, posts do instagram e nos meus treinamentos. O segredo é você aprender q